O meu nome é Emanuel Alexis da Rocha Gonçalves, nasci a 26 de Agosto de 2000. Cresci e vivo na Vila de Canedo, hoje União de Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior, concelho de Santa Maria da Feira, aos quais honro pertencer.
Fiz a minha instrução Primária na Escola E.B. 1 do Mirante, logo após ingressei na Escola Básica 2/3 de Canedo onde concluí o 2º e 3º Ciclo, na qual fui aluno de excelentes professores a quem devo todo o meu ser enquanto amante da minha terra. Aqui, tive a oportunidade de pertencer ao Conselho Eco - Escolas durante dois anos, tendo sido o grande mote para as minhas atividades futuras.
Posteriormente, concluí o ensino secundário em Ciências e Tecnologias na Escola Básica e Secundária Coelho e Castro de Fiães, do mesmo concelho de Santa Maria da Feira. Neste mesmo estabelecimento de Ensino, pertenci ao Conselho Geral (2017-2021) como representante dos Alunos de Dia.
Atualmente, sou estudante da Licenciatura em Administração Pública na Universidade de Aveiro e para além do curso, reparto o meu tempo como Vogal do Setor Pedagógico do Núcleo de Estudantes de Administração Pública da Associação Académica da Universidade de Aveiro, onde já fui 2º Secretário da Reunião Geral de Membros, Membro Efetivo no Conselho do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território e Membro das Comissões de Curso.
Encabecei vários projetos que me dignificaram enquanto pessoa, dos quais se destaca o Projeto “Jovem Autarca” dinamizado pelo Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, tendo participado nas duas primeiras edições.
Mais na vertente histórico-cultural, lancei a duas edições do livro “São Pedro de Canedo, História de uma Vila”, que compila os muitos dados existentes sobre a freguesia de Canedo, sendo um grande princípio para a construção da sua verdadeira monografia.
Em paralelo com todas estas atividades, já fiz parte dos Orgãos Diretivos do Rancho Folclórico São Pedro de Canedo como secretário do Conselho Fiscal, como ocasionalmente escrevo crónicas e artigos de opinião para jornais de âmbito regional.
Para além do amor incondicional que tenho pela minha Terra, tenho um grande afeto pelo seu povo.