Loading

"O que podemos dar à Europa?"

"Enquadrado no SMF Youth Days, tive o privilégio de participar, em conjunto com outros jovens, num diálogo estruturado com o seguinte tema: “Be Active – Shape Europe”, inserido no programa Europe for Citizens da UE. Nós, jovens, colocamos questões que representam os mais variados e difíceis problemas para o qual o velho continente ainda não encontrou respostas plausíveis.


Desde da cidadania representativa, da visão dos jovens sobre a diversidade cultural e étnica, do significado dos Youth Goals, até mesmo ao conhecimento geral da Europa e da União Europeia, tudo foi discutido, encontrando-se fragilidades e não obstante, procurando-se soluções.


Sem dúvida que, diferentes opiniões formulam saberes, e este pequeno meio foi um manancial de aprendizagem, tanto para mim, como para todos os participantes que fizeram questão de se inscreverem.

Como Europeus, somos chamados a melhorar a Europa, e isso parte, não só das faixas etárias mais velhas, mas, cada vez mais, das mais jovens, que fomentam novas ideias e pensamentos.


Creio que, o que consegui aprender com esta experiência, ficará com uma base para conhecer muito mais sobre os problemas e soluções no lugar onde vivemos e fazemos a nossas vidas.


Um projeto a repetir, porque a Europa somos todos nós!



Emanuel Alexis"



Publicado no Jornal Correio da Feira - Edição 16 de Setembro de 2019